Navegar na internet, pesquisar assuntos, fazer trabalhos, estudar, baixar músicas, conversar com os amigos. Tudo isso agora será possível para o estudante Alan Matheus de Paula Martins, de 12 anos, portador de deficiência visual. Na o último dia 19, o jovem recebeu um computador adaptado, doado pela Fundação Nova Vida, após uma solicitação da SDR Mafra e da Gerência Regional de Saúde. Em seu primeiro contato com o novo equipamento, Alan não se conteve: “Que legal, o teclado ‘tá’ todo em braile!”.

Sem enxergar desde que nasceu, Alan estuda no sexto ano da Escola de Educação Básica Professor Gustavo Friedrich, de Mafra. Lá, frequenta o Serviço de Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Visual, onde recebe o auxílio de professores para que possa estudar e desenvolver suas atividades normalmente, como qualquer outro aluno da unidade escolar.

O garoto utiliza o método Braile para ler, o Sorobã para as atividades de matemática, além de bengala para locomoção e mobilidade. A maior dificuldade encontrada por Alan e seus familiares, era a falta de um computador adaptado. “A maioria dos trabalhos é feita no computador, e ele precisava da ajuda da professora, e tinha que fazê-los apenas na escola”, explicou o pai de Alan, Cristiano Martins.

Durante a entrega, no gabinete do secretário regional, Wellington Bielecki e que contou também com a presença da gerente de saúde, Joyce Cavalheiro Hanisch, Alan não escondia a alegria. “Agora vou poder fazer os trabalhos de escola sozinho, vai ajudar muito, além disso, vou poder baixar músicas que eu gosto também”, comemorou. Para o presidente da Fundação Nova Vida, Joaquim Coelho Lemos, a alegria em poder ajudar é grande. “É uma felicidade muito grande, e quero que o Alan vá em frente, porque ele será um menino vencedor”, disse.

O computador vem com teclado braile, monitor de tela plana, mouse, e também um software específico para deficientes visuais, que utiliza o sistema de som para auxiliar o usuário. “Agora posso fazer as coisas sozinho,  sem a ajuda de outra pessoa e em casa, o que é melhor ainda”, explicou Alan.

Este é o terceiro computador que a Fundação entrega no Estado. Os outros dois foram para deficientes visuais da cidade de Curitibanos. Em Mafra, a Nova Vida já fez a entrega de uma cadeira de rodas, também por solicitação da SDR e Gerência de Saúde. “Fizemos a solicitação à Fundação, pois percebemos do esforço do Alan e da família dele em levar uma vida normal, apesar da deficiência”, ressaltou Wellington.

Fundação Nova Vida

Instituída em 1990, é uma entidade de direito privado que tem como objetivo principal, dar amparo às famílias em vulnerabilidade, com enfoque na criança e no idoso. São diversas ações realizadas pela Fundação, como distribuição de óculos, fraldas geriátricas e principalmente cadeiras de rodas.

A Fundação vive de doações da comunidade, empresas, Governos do Estado, Receita Federal entre outros. “Todas as solicitações passam por uma análise, e dentro das nossas condições, tentamos atender a todos”, finalizou Joaquim Coelho Lemos.