A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Negro recebeu sementes de milho e feijão, ramas de mandioca e batata doce Biofortificadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA.

A Biofortificação é uma técnica de melhoramento genético natural, que tem como objetivo elevar os teores de micronutrientes dos alimentos tais como: vitamina A, Ferro, Zinco, Betacaroteno, contribuindo assim na melhoria da saúde da população que consome esses produtos.

Pesquisas comprovam que os alimentos Biofortificados são uma alternativa eficiente no combate a fome, desnutrição e até mesmo na ajuda ao combate de algumas doenças.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura de Meio Ambiente, Izonel Carrara, Rio Negro é um dos dois municípios paranaenses escolhidos para iniciar o projeto no Estado. Izonel explica que no planejamento, a intenção inicial é a multiplicação do plantio entre produtpres, atendendo principalmente a merenda escolar e a feira dos produtores de orgânicos. Para o próximo ano, alguns produtos Biofortificados já estarão à disposição da população através da Feira do Produtor. “O objetivo do projeto para nós é melhorar a segurança alimentar e nutricional, o projeto é uma ação concreta para alcançarmos este objetivo”, afirmou o secretário Izonel.