A Sanepar está intensificando ações preventivas no combate a perdas físicas de água, através da pesquisa de vazamentos ocultos.

O trabalho consiste na pesquisa de campo, onde através da detecção acústica é possível a identificação de vazamentos ocultos de água, aquele na qual torna-se impossível a identificação visual do vazamento, considerando que na maioria destes casos a água acaba infiltrando o solo, ou percorrendo caminhos preferenciais, podendo entrar em galerias pluviais.

A perda física de água consiste em todo o volume que é distribuído a partir da estação de tratamento (reservatórios) e que acaba não chegando à residência do cliente. A perda acarreta em elevação dos custos de produção (energia elétrica, produtos químicos, entre outros, utilizados no tratamento), despressurização da rede de distribuição, podendo desabastecer os bairros mais altos, além da possibilidade de provocar danos a pavimentos asfálticos ou calçadas, por ocasião das infiltrações do solo.

Além do trabalho preventivo de pesquisa de vazamentos, há um rigoroso controle do volume produzido e distribuído, através da criação de vários distritos de medição, sendo possível o acompanhamento diário de volumes e o direcionamento de ações corretivas, a qualquer acréscimo de volume e vazão não compatíveis com o consumo.

Outra ação importante é a de padronização das redes de distribuição, através de obras de melhorias, evitando-se ao máximo a implantação de redes em meio a vias públicas, reduzindo assim significativamente avarias na rede, ocasionadas pelo trafego intenso de veículos, neste caso preferencialmente as redes são assentadas no passeio e sua pressão é disciplinada por válvulas reguladoras de pressão.

“Em Rio Negro os resultados estão sendo satisfatórios, pois diminuímos o tempo para os consertos, otimizando ao máximo a produção diária, combatendo desperdícios e assim garantindo a regularidade no abastecimento, evitando ao máximo os transtornos à população com desabastecimentos ou danos em vias públicas” afirma Fabio Metzger, gestor local da unidade em Rio Negro.