- Confira a cobertura fotográfica do evento, realizada pelo Click Riomafra.

A Prefeitura de Rio Negro, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Universidade do Contestado, promoveram nos dias 17, 18 e 19 de julho o tradicional Seminário de Educação e Congresso Interestadual de Educação, este ano com o tema “Professor: Potencializador de Aprendizagem”.

A abertura do evento contou com participações ilustres, como o vice-governador do Paraná, Flavio Arns, que mostrou seu comprometimento com a educação rionegrense e a importância do município de sempre manter o foco em uma educação de qualidade.

O prefeito, Milton Paizani, fez a abertura oficial dos trabalhos, parabenizando a todos os envolvidos na organização e reafirmando total apoio do governo de estado para planos educacionais em Rio Negro, destacando a valorização do Seminário que mais uma vez contava com a presença do vice-governador e Secretário de Educação, Flávio Arns.

O secretário municipal de Educação declarou sua satisfação com os resultados do evento: “A dinâmica das palestras realizadas foi muito positiva, prendeu a atenção dos participantes e abordou temas ligados à rotina das escolas. Tive a oportunidade de participar da edições anteriores do Seminário como professor, este ano como representante da Secretaria de Educação tenho a oportunidade de conhecer as necessidades de cada escola e dos professores, e ajudar na capacitação dos profissionais da área”. O secretário se mostrou agradecido com a visita do vice-governador: “tivemos a grata satisfação de receber o Secretário de Educação de Estado Flavio Arns, na solenidade de abertura e acompanhá-lo durante toda a quarta-feira, em visita às escolas municipais, onde ele pode conhecer os anseios dos diretores sobre a educação rionegrense”.

Relatório do evento

O primeiro dia do Seminário começou com a palestra do doutor Hamilton Werneck, pedagogo, pós-graduado em educação e professor para o ensino superior, com o tema “Controlando a Indisciplina com Inteligência”.

Na parte da tarde, a palestra “As bases Neurocientíficas da Aprendizagem. Que cérebro é esse que chegou à escola” foi realizada pela doutora. Marta Pires Relvas, Neurobióloga, Psicopedagoga, doutora e mestre em Psicanálise, entre outros títulos. O dia fechou com apresentação do Grupo Musical Junino do professor Reginaldo e do Grupo Folclórico Germânico Trier de Rio Negro.

Na quinta-feira, dia 18, a palestra inicial foi da professora mestra Silvana de Lucca, graduada em psicologia e especialista em Neuropsicologia, com o tema “Cérebro e Coração: Caminhos da Aprendizagem para uma vida signficativa”.

Na quinta à tarde, professora graduada em história e pedagogia, e pós-graduada em Didática do Ensino Superior, Cléo Fante, palestrou sobre o Bullying nas escolas: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz.

A quinta fechou com o espetáculo teatral da Cia Nós em Cena de Rio Negrinho e apresentação do Studio de Dança Estela Fernandes de Mafra.

O último dia do Seminário, dia 19, começou com a palestra do doutor, Jaime Zorzi, graduado em Fonoaudiologia e mestrado em Distúrbios da Comunicação. Sua palestra abordou o tema “quem são esses alunos que não aprendem”. Encerrou com o professor Jonas Ribeiro, formado em Língua e Literatura Portuguesa explanando sobre a arte de contar histórias com literalidade.

O secretário de Educação agradeceu a grande participação do público presente tanto nos trabalhos do Seminário, quanto nas apresentações culturais.