Em ato realizado na última quinta-feira 07, no salão paroquial da Igreja Nossa Srª Aparecida, a solenidade de formatura dos cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A cerimônia contou com a participação de autoridades municipais, familiares; diretora do SENAI, Maria Rosane Palhano Tormena; Grasieli Cavalheiro Gaisler coordenadora responsável pelo Pronatec no SENAC, representando o diretor Alex L. Mariano; Carine W. Carneiro supervisora regional representando o superintendente do SENAR0-SC, Gilmar A. Zanluchi e Sheila R. Cristo, coordenadora do Pronatec Rio Negrinho representando a Gerente do SENAT Gladis Bosse Pereira. Além das demais autoridades e comunidade em geral.

Na data formaram-se 10 turmas totalizando 165 alunos sendo: SENAC (manicure e pedicure, maquiador, recepcionista e recepcionista em serviço de saúde); SENAI (eletricista de automóveis), SENAT (motorista de transporte de carga/escolar/coletivo e MOPP; motorista de transporte de produtos perigosos e escolar e SEST- SENAR (bovinocultura de leite e horticultura orgânica).

Grande passo

No momento também foi ressaltado a importância do processo de qualificação, o qual possibilita a ampliação da renda e profissionalização da mão-de-obra. Houve um agradecimento aos parceiros e a todos que colaboraram para a concretização deste dia.  A supervisora regional do SENAR, Carine W. Carneiro destacou a importância da formação na área agrícola que objetiva fomentar o mercado da produção de leite da região e da horticultura – sendo esta a primeira turma. Ela ressaltou alguns números como: que de cada 20 litros de leite consumidos no Planalto Norte 14 vêm de fora e 70% do que é consumido de horticultura também é de outras regiões. “Nós não produzimos o que comemos, por isso parabenizo vocês que foram corajosos por acreditarem em seu potencial e se formaremâ€.

A formanda Ana Maria S. de Oliveira, do curso de motorista de transporte de carga/escolar/coletivo e MOPP, diz que já tinha carteira D (para transporte de passageiros) e por isso decidiu ampliar seus conhecimentos. “Eu quis buscar novos conhecimentos e mais qualificação. O meu objetivo é transporte escolar, mas o fato do curso abranger outras áreas só vem para ajudar. Devemos estar prontos para todos os dias aprendermos coisas novasâ€.

Pronatec

Em 2014 foram pactuados 32 turmas totalizando mais de 700 vagas de qualificação sendo aprovadas até o momento 19 turmas, tendo agosto formado 10 turmas.