Na última quinta feira (5) técnicos da Funasa, IAP e o gerente da Sanepar de Rio Negro Fabio Metzger, juntamente com representantes de empresa contratada para confeccionar projeto de novas redes de esgotamento sanitário estiveram em Rio Negro para estudos para construção de três estações elevatórias em alguns bairros do município.

O objetivo é verificar se os locais escolhidos pelos engenheiros projetistas realmente atendem as recomendações técnicas e ambientais para serem incluídos no projeto que está em fase de conclusão. A comitiva foi recebida na Prefeitura e após uma reunião de trabalho, junto com membros da equipe de obras, agricultura e meio ambiente, todos se dirigiram aos locais para fazer estudo, análise e vistoria.

Depois da definição desses locais, o projeto deverá ser concluído e a Prefeitura de Rio Negro poderá buscar recursos para a realização de obras de ampliação da rede de esgoto. Nesse projeto obtido por Rio Negro através da Funasa–Fundação Nacional de Saúde, a expansão da rede de coleta de esgoto beneficiará futuramente os bairros Vila Zelinda, Volta Grande, Fronteira, Vila Ema e São Judas Tadeu. Na maioria das vezes os municípios menores não conseguem obter recursos federais e estaduais por falta de projetos.

Com o projeto que agora está em fase de conclusão, a Prefeitura poderá ir em busca de recursos para a obra. Ter o projeto em mãos é um grande avanço, pois a elaboração do próprio projeto tem um custo muito elevado para os pequenos municípios, ficando mais fácil buscar recursos para a sua execução.

Através da Sanepar já está programada a ampliação da rede de esgoto que irá contemplar os bairros Vila Militar, Vila Paraíso e alguns trechos no bairro Volta Grande (próximo ao Hotel Blumenpark) e bairro Bom Jesus (nas imediações da Igreja Nossa Senhora Aparecida), num investimento de quase R$ 2,5 milhões, obra que terá início nos próximos dias, que após concluída  Rio Negro já terá 65% da cidade atendida com rede esgoto.