O Requerimento 18/13 apresentado nessa semana no Legislativo Rionegrense requer o restabelecimento de convênio entre o Município de Rio Negro e o Governo do Estado do Paraná – através do Batalhão de Patrulha Escolar, de forma que se viabilize a reativação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, nas Escolas Públicas da cidade (municipais, estaduais e particulares), cujo programa teve início em março de 2001, atendendo 4.607 crianças de 09 a 12 anos até o encerramento de suas atividades em dezembro de 2008.

O autor do pedido, vereador Elcio Colaço, aproveitou para solicitar que o policial Militar da Reserva, sargento Paulo Cesar Ferreira – que esteve à frente do Programa no período em que o mesmo foi executado na cidade, destacando aí a experiência e competência deste para a instrução do mesmo nas Instituições Escolares. “Na impossibilidade de contratação deste profissional já na reserva, pedimos a designação de outro policial Militar para condução do mesmo”.

Ele cita que o Proerd é aplicado em sala de aula, conscientizando os alunos sobre ações para resistir às drogas e à violência, apresentando excelentes resultados como os constatados enquanto da realização do programa em Rio Negro e como se verifica com a aplicação do mesmo em Mafra. Lembra ainda o vereador que no dia a dia se assiste o verdadeiro caos que é o aumento do consumo/vendas de todo tipo de entorpecentes (lembrando que Rio Negro e Mafra são regiões fronteiriças). “Cremos que atuando na prevenção nos será mais econômico que remediar os resultados, pois as drogas são o mal do século e vêm desagregando a instituição familiar, consequentemente corroendo a sociedade”, finaliza.