A Autopista Planalto Sul, que detém a concessão do trecho entre Curitiba e a divisa SC/RS, informa que dará início às obras das ruas laterais de Mafra, em janeiro de 2014. No total serão 7,38 km e irão ser executadas obras de drenagem, terraplanagem, pavimentação e sinalização das vias.

No contrato original da concessão, estava prevista a implantação de apenas um quilômetro, mas na revisão da tarifa do ano passado foi incrementado mais 6,38 km. A Autopista Planalto Sul deslocou a implantação de ruas laterais no Paraná para Mafra, com a anuência da Agência Nacional de Transportes Terrestres.

A ANTT seu aval porque ficou comprovado pela Autopista, que a necessidade das ruas laterais em Santa Catarina era maior que no Paraná.

A parceria entre órgãos empresariais e civis com a Autopista Planalto Sul foi fundamental para a concretização destas obras.

A UnC, por exemplo, desenvolveu um estudo, elaborando um cadastro de todas as empresas instaladas ao longo da rodovia com número de funcionários e de veículos, destacando a importância econômica dessas empresas para o desenvolvimento do município. Esse trabalho, realizado em conjunto com a ACI de Mafra, foi apresentado para a ANTT e influenciou na decisão de incrementar mais trechos de duas laterais nesse município.