Construído entre os anos de 1898 a 1899, a nova sede da Câmara Municipal de Rio Negro foi inaugurada oficialmente em 14 de julho de 1899, durante a administração do Prefeito Municipal Coronel Joaquim Teixeira Sabóia. A grande obra foi resultado de mais de 10 anos de arrecadação e empenho para a construção de uma sede que comportasse a demanda do Tribunal do Júri, das Sessões da Câmara e das reuniões com autoridades que se apresentavam no município.

Para a construção do prédio, foi realizado um contrato com o empreiteiro Carlos Schneider, em 2 de julho de 1898, data em que também foi feita a transferência do terreno para a Câmara, que até então era de propriedade de Nicolau Bley Júnior.

O prédio foi a sede da Prefeitura Municipal de Rio Negro até 10 de julho de 1999, juntamente com a Câmara de Vereadores, antecedendo a mudança para a antiga instalação do Seminário Seráfico São Luís de Tolosa. Por essa razão, entre outras razões de relevância histórica patrimonial de Rio Negro, atualmente funciona no antigo Paço da Câmara Municipal e Prefeitura o Arquivo Público Municipal, espaço de responsabilidade da Secretaria de Cultura e Turismo de Rio Negro, cujo intuito é de resgatar, preservar e divulgar aspectos da História do município, disponibilizando documentos para pesquisa, banco de informações históricas e exposições fotográficas de diversos aspectos e épocas de Rio Negro, ao longo de seus 185 anos de fundação.