A chuva e o frio não foram motivos para atrapalhar o manifesto de mães e familiares em frente à Maternidade Catarina Kuss no último sábado, 20, em Mafra.  O protesto foi organizado pela família do bebê Andriara, a qual faleceu ainda na barriga da sua mãe e a família acredita que o atraso no atendimento foi a causa da morte.

A organização do evento se deu por meio da internet, após a morte de Andriara a família e amigos começaram a manifestar a revolta pelo facebook. Assim, cerca de outras 10 famílias que passaram por situações semelhantes na maternidade Catarina Kuss se juntaram ao protesto. “Divulgamos pelo facebook desde a morte da minha sobrinha e ai outros relatos de pacientes foram surgindo. Alguns relatos são de negligência”, explicou a tia de Andriara, Mary Elen Menin.

Entre os cartazes, as principais reclamações eram em relação ao atendimento dos funcionários da maternidade e que famílias não estão conseguindo consultas. Segundo manifestantes, algumas pessoas tiveram que fazer empréstimos para realizar as consultas.  Outro dado divulgado pelos manifestantes que neste primeiro semestre foram 11 natimortos registrados no cartório de Mafra e dentro dos relatos está o atraso no atendimento que acarretou nas mortes dos bebês.

Durante o manifesto, tentaram entregar as flores para homenagear os profissionais da maternidade que amam e respeitam a vida humana, porém ninguém quis receber. As manifestantes também fizeram “caixões de caixinha de sapato” com bonecas para simbolizar as mortes dos bebês.

A família do bebê, Andriara, já denunciou o médico que atendeu a mãe de Andriara para o Conselho Regional de Medicina e estão contatando um advogado para processar o Estado de Santa Catarina, a Maternidade e o médico responsável pela possível negligência.

A direção da Maternidade Catarina Kuss afirmou estar à disposição da imprensa regional e das famílias para esclarecer os fatos. O diretor da instituição, Luiz Bernardo Mann, estava viajando essa semana, por isso não pode dar declarações oficiais da maternidade e semana que vem retorna para os devidos esclarecimentos.