Constatar a real situação da ponte coronel Rodrigo Ajace que liga os municípios de Mafra e Rio Negro, foi o objetivo da vistoria visual que os engenheiros civis das duas prefeituras realizaram no dia 15 de julho. Entre eles, Micheli Maclin, Chalres Adriano Gomes e Reinaldo Herbst, de Rio Negro e Diego Sonaglio e Telange Telon Alves Neto, de Mafra.

O grupo observou a parte estrutural e concluiu que a ponte está em boas condições de trafegabilidade, mas são necessários pequenos reparos como desentupimento de drenos, troca de placas do passeio, manutenção do guarda-corpo e limpeza. Segundo Micheli Maclin, este tipo de manutenção não compromete o funcionamento da ponte. “Observamos que a parte estrutural da ponte se encontra em perfeitas condições. Já a emissão de um laudo técnico específico, contendo, por exemplo, a situação dos pilares submersos, são de responsabilidade do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportesâ€, explicou.

Para que sejam feitos os reparos na ponte, cabem às prefeituras planejarem o que e como será feita a manutenção, que pode exigir recursos próprios dos municípios ou a abertura de licitação para contratação de empresa prestadora de serviço.

Laudo técnico

Em março deste ano as municipalidades de Rio Negro e de Mafra entregaram ao DNIT em Brasília documentos solicitando vistoria e a emissão de laudo técnico das reais condições estruturais da ponte Coronel Rodrigo Ajace (inaugurada em 21 de fevereiro de 1969).

A ponte é a principal via de acesso ao centro comercial dos dois municípios, tanto para motoristas quanto pedestres. Desta forma os reparos são necessários e urgentes.