Seja fruto de uma bela jogada de extrema habilidade e talento, seja resultado da ação da força, num lance marcado mais pela raça do que pela beleza, ou mesmo oriunda de uma falha adversária, a bola que balança a rede num jogo de futebol levanta a torcida e faz jogadores, em sintonia com os torcedores, vibrarem em comemoração, externando não só a emoção que o jogo em si proporciona, como também a paixão com que o futebol se reveste em nosso país.

Cenas facilmente vistas, de nossos estádios à campinhos pelos Brasil à fora, seja qual for a divisão da competição (1ª, 2ª, 3ª, …), se o jogo é disputado entre profissionais, entre amadores, amigos ou colegas; se as cenas são acompanhadas pela TV, pelo rádio, pela internet ou se estamos diretamente envolvidos, jogando ou torcendo, muitas das vezes aqui mesmo em Riomafra, algo nada incomum nos dias de hoje e também no nosso passado, pois nossos vovôs e “bisas” também desfrutavam de jogos de futebol.

2014 o país do futebol sedia pela segunda vez uma Copa do Mundo da FIFA, o Brasil que naturalmente já respira seu esporte mais popular todos os anos com seus clubes, em competições nacionais e internacionais e, de 4 em 4 anos acompanha atentamente o mundial de seleções, se rende a proximidade do torneio que durante muito tempo só acompanhou a distância.

Uma Copa cheia de expectativas, afinal jogamos em casa, somos pentacampeões (os únicos, vale lembrar) e atuais campeões da Copa das Confederações e em matéria de clubes, dominamos a competição continental, a Taça Libertadores da América na última década.

Um país onde quase todos torcem por algum clube, onde temos algumas das maiores torcidas do mundo, celeiro de craques de um esporte que tão bem se adaptou e desenvolveu aqui, desde sua chegada em 1895.

Oficialmente o futebol, criado na Inglaterra, foi trazido para o Brasil pelo paulista, Charles Miler, o que não é muito tempo assim, pois na Inglaterra já se jogava bola (nos moldes atuais) desde a metade do século 19.

Com a popularização do esporte, clubes esportivos ou com ramificações esportivas, passaram a incorporar o futebol em seus quadros, surgindo os primeiros clubes de futebol no final do século 19, como a Ponte Preta em1900.

Com o aumento dos clubes os primeiros torneios e campeonatos passaram a ser disputados e as cores, os nomes e a paixão pelos times se espalharam pelo Brasil.

Como não podia ser diferente, em Riomafra essa paixão brasileira pelo futebol não só existe como pode ser facilmente vista pelas ruas e, se hoje lotamos o ginásio do clube Zepellin ou Wilson Buch para acompanhar os jogos do Mafra Ferromax, essa ligação com o esporte é mais antiga, muito mais antiga.

Já no final da década de 1950, nossos conterrâneos já vibravam com o futsal, em torneios e campeonatos locais, onde as cores preta, vermelha e branca do Esporte Clube Cometa, criado por integrantes do Batalhão Mauá, embalavam o esporte local.

Com nomes mais conhecidos e mais vivos na memória atual, a modalidade do futebol de campo, por muito tempo movimentou-se ao redor de dois importantes clubes, o Peri Ferroviário Esporte Clube e o alvinegro, Clube Atlético Operário. Equipes que não só já nos levaram aos estádios mafrenses, mas que fizeram o mesmo em outras gerações, pois ambos surgiram na década de 1920, uma época marcada pelos uniformes de golas e calções característicos.

E, se futebol nos anos “20” soa como algo antigo, tanto Operário quanto Peri não eram os times mais antigos de Riomafra, pois em 1912, portanto há 102 anos (o que é um número bem expressivo), quando o futebol engatinhava no Brasil (o Flamengo, por exemplo, clube de maior torcida no país, iniciava seu time de futebol naquele mesmo ano de 1912) e ainda a realização de uma Copa do Mundo não passava de sonho, o Rionegrense Foot Ball Club desfilava pelos campos riomafrenses, apresentando o esporte bretão à nossa cidade.

Clubes repletos de história, aos quais caberá com certeza um olhar mais detalhado ao longo deste ano de Copa no Brasil, times que contam ao mesmo tempo a história do esporte em Riomafra e representam a força, a presença e a paixão pelo futebol que compartilhamos com todos os brasileiros.