O Arquivo Público Municipal, instituído pela Lei municipal 1904/2009, tem como propósitos primários o resgate de informações históricas, o restauro de patrimônios materiais do município e a disponibilização de acervos fotográficos e documentais para exposições e pesquisas. Regulamentado pelo Decreto Nº 049/2013, o Arquivo Público Municipal está sediado no prédio da Antiga Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal, situado na Travessa Sete de Setembro, no Centro de Rio Negro, prédio este que é, conforme o Decreto 044/1999, Patrimônio Histórico do Município.

Em 2013, a Secretaria de Cultura e Turismo iniciou as atividades voltadas a pesquisas históricas, configuração e organização do acervo documental e fotográfico e exposições no espaço do Arquivo Público Municipal. Entre os meses de março a junho, foi organizada a sala em memória do fotógrafo rio-negrense Vitor Müller, que muito contribuiu para a preservação da memória fotográfica da História de nossa cidade. Entre os meses de julho a novembro, estiveram expostas as mostras culturais trazidas em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Paraná, sendo a coleção de gravuras do Museu de Arte Contemporânea de Curitiba e a coleção de fotografias do acervo de Guilherme Glück. Simultaneamente, foi realizada uma parceria com o Fórum de Justiça de Rio Negro, sendo concedido pela Vara Criminal da Comarca cerca de 700 processos judiciais do século XIX, para fins de pesquisas históricas, no período de seis meses, entre junho a dezembro de 2013.

Atualmente, no Arquivo Público Municipal, além da Exposição de Fotografias Históricas de Rio Negro, está sendo desenvolvida a composição do acervo documental-histórico, com base nos Livros de Atas da Câmara Municipal de Rio Negro, num total de 17 volumes, concedidos como empréstimo pela Câmara Municipal, decorrente ao período de junho a novembro de 2014.