O ano de 2014 iniciou-se com a realização do tombamento da função do Cine Teatro Emacite, através do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, Histórico e Artístico de Mafra (CoMPPaM).

Para o tombamento foi necessário realizar todos os trâmites previstos na lei nº 3592/2010 que criou a entidade e regulamenta as ações para o tombamento do imóvel. Foi necessário ainda seguir todos os trâmites previstos no capítulo III – Processo de Tombamento, artigo 8 e demais, de 06 de outubro de 2010, que regulamento o tema, sendo este efetivado com a publicação do edital no diário oficial do município, na edição do dia 10 de janeiro de 2014.

Para a presidente do conselho, Carmen Paluch, o tombamento do Cine Emacite não é uma conquista da entidade, mas de toda a sociedade mafrense que respaldou a decisão. “Todo o processo teve um importante apoio das entidades de classe e dos órgãos do município que realizaram o pedido de tombamento da função (espaço cultural)â€.

Tombamento

Vale destacar que segundo informações do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico

Nacional (IPHAN) o tombamento é um ato administrativo com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

Cine Teatro

O Cine Teatro Emacite é uma sala de espetáculos, em especial de projeção cinematográfica e de apresentação teatral, localizada no centro da cidade de Mafra, na rua Coronel Vitorino Bacelar. O espaço, além de servir como cinema e teatro já abrigou importantes eventos culturais e empresariais.

O nome Emacite vem das iniciais: Empresa Mafrense de Cinema e Teatro. Sua história iniciou-se em 1940 quando José Rauen realizou um projeto para a construção de um complexo constituído por um hotel, um cinema e um restaurante, cujo objetivo principal era a exploração do comércio cinematográfico e teatral na cidade de Mafra.