O superintendente Regional da Casan, Cesar Luiz Cunha e o gerente local da Estatal Wilson Fernandes, acompanharam no último final de semana as obras de limpeza no poço de captação de água bruta do sistema de tratamento de água da agência de Mafra. Os trabalhos se iniciaram no sábado à noite às 20h e se estenderam até as 04h de domingo, buscando facilitar a capacitação de água.

De acordo com Cesar Cunha os trabalhos para serem concluídos com maior rapidez contaram com apoio de servidores da Casan de Canoinhas e de Rio do Sul. “Com a limpeza conseguimos aumentar a vazão de tratamento em 03 l/s e melhorar a qualidade e quantidade de água, proporcionando melhores condições de funcionamento dos conjuntos motobombas”, destacou.

Ontem pela manhã e com término no período vespertino, funcionários da Estatal efetivaram a instalação de nova bomba de captação da empresa Mega-Bombas – fornecedora da bomba que veio a causar problemas e agora substituída, de forma a se conseguir maior vazão de tratamento. “Temos a expectativa de atingirmos 130 l/s com este novo bombeamento”, disse Cunha, antes da conclusão dos serviços.

Cesar Cunha e Wilson Fernandes afirmam que com estas ações a Casan consegue normalizar o abastecimento de água tratada da população de Mafra e para o qual encontravam dificuldades principalmente nas partes altas da cidade e em dias de maior consumo de água. “Nos próximos dias iniciaremos a revitalização de todo o sistema, consistindo em melhorias operacionais, limpezas e pintura de todas as instalações”, afirma o superintendente.

O gerente Wilson Fernandes acompanhou nossa reportagem na manhã de ontem para apresentar a nova bomba agora já instalada e em funcionamento, bem como para apresentar os resultados da limpeza do poço de captação. Ele destacou que esta foi a segunda vez que a fábrica substituiu a bomba adquirida por R$ 97 mil e, se assim não o procedesse, seria impedida de participar de qualquer outro processo licitatório da Companhia de Águas e Saneamento de Santa Catarina. “Talvez por isso até mesmo a bomba que apresentou problemas ficará à nossa disposição como reserva a ser utilizada em qualquer caso emergencial”, discorreu.

Com relação aos problemas enfrentados nos últimos meses e alvos de centenas de reclamações por parte da comunidade mafrense, Fernandes discorreu que a situação fica normalizada e até melhor agora, e que “reservação nós temos, o que atrapalhou foi a captação”.

Com relação ao bairro Vila Nova o gerente destacou que foram investidos mais de R$ 5 milhões com a previsão de atendimento sem problemas por um período de vinte anos, “mas o crescimento do bairro e arredores foi tamanho que o atendimento começou a apresentar problemas na metade do período previsto”, salientou, ponderando que valor igual precisa ser investido para que por mais dez anos haja abastecimento em quantidade e qualidade para aquele populoso bairro, já havendo projeto a ser entregue para o Governo do Estado, de forma a viabilizar recursos para a implantação de novos serviços e tecnologia.

Wilson Fernandes lembrou que o sistema de captação de água será ainda mais eficaz quando da chegada de uma também moderna motobomba, até agosto do corrente ano. “Muito foi feito e muito se tem a fazer, mas os trabalhos vão continuar voltados à qualidade e ao atendimento das necessidades dos consumidores”, garantiu.

No final da tarde a pedido de nossa reportagem, Wilson Fernandes informou já estar então em funcionamento a nova bomba de captação e comemorou o aumento/ganho na captação de água em 300 litros por minuto em média, o que irá gerar de 432 mil litros a mais de água a ser disponibilizados à população diariamente.