O terreno que será doado pela UnC para construção da seda própria da Câmara de Vereadores

Há anos a Câmara de Vereadores de Mafra busca uma sede própria adequada para suas atividades. No mês passado, o presidente da Câmara, Vicente Saliba, e o diretor da UnC, Alceu Valério,  se reuniram para formalizar a intenção da universidade de doar o terreno em frente a instituição e a Câmara entrar com a verba para a construção do prédio.

Segundo o presidente da Câmara, Vicente Saliba, a ideia surgiu de uma parceria entre as instituições. Pois, a Câmara não teria condições de comprar um terreno no centro, que custaria em torno de R$ 500 mil, e a UnC teria uma área bem localizada no município.

Por isso, o pré-projeto apresentou um espaço para o Centro Paleontológico da Universidade do Contestado – Cenpáleo/UnC, um auditório municipal com capacidade de receber grande público, salas para atender as necessidades do legislativo, como assessoria de impressa, e estacionamento. Também, será preciso repensar o trevo que dá acesso a UnC e o prédio terá que ser projetado para que tenha acessibilidade aos cidadãos de Mafra.

O próximo passo para o andamento do projeto será uma conversa entre o conselho da UnC e o diretor, Alceu Valério, para verem as formas legais para a doação e se aprovam a mesma. Após isso, a Câmara de Vereadores irá consultar o Tribunal de Contas para fazer tudo dentro dos tramites legais.

“Um grande presente para Mafra no seu centenário, em 2017. Não digo inaugurar nesta data, mas teremos um auditório municipal que poderá ser usado para outros fins, não somente para reuniões da Câmara de Vereadores”, declarou Vicente Saliba.

Gazeta propõe um Centro Cívico

Dentro de sua linha editorial, há vários anos o jornal Gazeta de Riomafra vem encetando a ideia de Mafra construir um Centro Cívico, numa área fora do centro da cidade onde abrigaria toda a estrutura da Prefeitura mais a edificação da Câmara em prédio separado. Acredita-se que isto geraria uma economia muito grande para o município, em aluguéis, combustível, luz, telefone água e facilitaria a logística entre os poderes e a própria população que economizaria tempo e dinheiro quando necessitar ir a Prefeitura.

Atualmente o trânsito é prejudicado pela localização da Prefeitura, devido aos estacionamentos ao seu redor

Sabemos que há necessidade do Legislativo e Executivo estarem estabelecidos próximos, embora sendo poderes independentes, funcionalmente estão ligados. Desta forma geraria também uma economia ainda maior principalmente na questão de deslocamento e até na comunicação. Além de que o Legislativo é o fiscal do Executivo, facilitando ainda mais a sua atuação.

Outro ponto importante seria o trânsito. A saída da Prefeitura do local onde ela está beneficiária em muito o trânsito naquela área central, além de melhorar as vagas de estacionamento. Também se sabe que a edificação do paço municipal é antiga e está em rápido processo de deterioração.

Centro Cívico é uma região político-administrativa ou uma área destinada ao encontro de vários órgãos e entidades administrativas/culturais de uma cidade ou estado. Por exemplo, o Centro Cívico de Curitiba que é modelo nacional.

A GAZETA pede o apoio das entidades de classe bem como as forças vivas da sociedade para que ajudem a acampar a ideia. Pois é um investimento que se pagará em poucos anos com a própria economia gerada com as despesas atuais.