Nossa reportagem vem recebendo e-mails e telefonemas de leitores que apresentam sua preocupação com Praças do município de Mafra, com ênfase para a Lauro Müller e a conhecida como ‘Praça do Fórum’, sem esquecer aquela situada no bairro Passo, entre a Escola Comecinho de Vida e a Prefeitura Municipal.

Com relação a ‘praça do Alto de Mafra’ – a Praça Lauro Müller, as reclamações são de que há pouca iluminação,  com as lâmpadas instaladas junto ao solo estarem em sua maioria absoluta apagadas, o que vem ocorrendo com parte das luminárias superiores, que também se encontram parcialmente apagadas. Uma das reclamantes afirma que destas luminárias, quatro de solo e 10 com refletores não estão funcionando. “As Praças são lugares de encontro, lazer com a família e amigos e isso está se perdendo, pois as pessoas estão com medo de frequentar o local devido a escuridão”, deflagra uma das reclamantes.

Ainda sobre a Praça Lauro Müller outra reclamação diz respeito à rua conhecida como ‘dos táxis’ que, de igual forma se encontra às escuras, facilitando a ação de vândalos e usuários de entorpecentes, grande parte, conforme denúncias e até mesmo constatação de comerciantes próximos, sendo menores de idade. “Fica super visível o consumo de drogas naquela rua, em especial numa escadinha de prédio ali existente, onde adolescentes e jovens se beneficiam da falta de luz para venda e consumo destas porcarias”, reclama outra munícipe.

Também o playground da Praça encontra-se sem iluminação e, com a proximidade do inverno já se percebe que, como diz outra queixosa, ‘anoitece mais cedo’, ocasionando que pais que trabalham o dia inteiro não possam levar seus filhos para se divertir já no início da noite.

Há de se destacar que a iluminação pública (serviços de manutenção) é terceirizada pela Prefeitura de Mafra, mas esta está comprometida através de contrato, a fornecer o material necessário para a sustentação destes serviços, incluindo-se aí as lâmpadas que precisam ser substituídas não só em Praças como em todo o Município.

“Praça do Fórum”

A Praça Benemérito Pedro Kuss é outro alvo de reclamações por parte dos Munícipes e já foi motivo de comentários na Gazeta de Riomafra inclusive no último ano, através da Coluna Cotidiano onde consta, entre outros, “…Cartão de visita – Além dos antigos bancos (alguns quebrados), calçamento e parquinho com mato, chafariz abandonado e esqueletos de luminárias, observei, durante a noite, que a Praça Pedro Kuss (a popular praça do Fórum de Mafra) está praticamente no escuro”.

Moradores continuam demonstrando seu inconformismo com aquela Praça, que era para ser considerada inclusive um ponto turístico onde hoje se encontram, por exemplo, o Fórum de Justiça da Comarca e a Justiça do Trabalho, junto à importante Avenida e em frente o Hospital que atende pacientes de toda região. “Eu mesma já observei diversas vezes a Praça Benemérito Pedro Kuss (Praça do Fórum), estando com calçadas quebradas, cheia de mato e grama alta com mato também”, reclama uma eleitora mafrense, afirmando que os bancos são da década de 1980 e muitos já quebrados pela ação dos vândalos ou do tempo, além de haver constatado o desgaste nos brinquedos do parquinho ali instalado, hoje oferecendo risco às crianças.

Outras duas Praças que já vêm sendo alvo de reclamações são a ‘do Passo’ e a do bairro Jardim América e comenta-se, ainda, o não cumprimento de Lei Municipal que determina, por exemplo, a implantação de brinquedos adaptados a portadores de necessidades especiais, o que não se verifica em nenhuma das Praças de Mafra.