No último dia 27, a Defesa Civil de Rio Negro realizou a limpeza do rio Negro. Ao todo foram 32 voluntários que participaram da atividade, entre eles funcionários da Defesa Civil, membros do grupo de Trilheiros Pró-lama, Corpo de Bombeiro de Rio Negro, e Colégio AgrÃcola de Rio Negro que cedeu os equipamentos para realizar as análises da água.
Aproveitaram a época da cheia do rio para retirar os lixos das copas das árvores, onde utilizaram barcos da Defesa Civil. Foram removidos 90 sacos de lixo de 100 litros, os principais itens encontrados foram garrafas plásticas, e outros tipos de plásticos.
Os voluntários iniciaram a limpeza do rio a partir da Vila São Judas Tadeus até a Vila Paraná de ambos os lados das margens. Outra limpeza está agendada para setembro, quando o rio estará na sua fase de menor volume de água.
Análise
O aluno, Claudemir Alves, do Colégio AgrÃcola de Rio Negro está realizando um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – sobre a qualidade da água do rio Negro, sob a orientação do professor Júlio Costin.
Foram quatro pontos de coleta de água, o primeiro na capitação de água da Companhia Catarinense de Ãguas e Saneamento (Casan) e o segundo na capitação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Depois coletaram no rio da Lança e no rio Passa Três. Serão analisadas as caracterÃsticas fÃsico-quÃmicas, como transparência utilizando o disco Secchi, o potencial hidrogênio (PH), condutividade e oxigênio dissolvido.
Porém, ainda será realizada a coleta para análise com o nÃvel do rio baixo para saber se haverá mudanças nos resultados. Segundo professor Júlio, irão divulgar os resultados e só foi possÃvel realizar esse trabalho com auxÃlio do Colégio AgrÃcola que disponibilizou os equipamentos.